P. Charly Olivero
Coordenador da Pastoral Latino-Americana de Acompanhamento e Prevenção das Adicções (PLAPA)
O Padre Charly é um sacerdote ordenado em 2005 por Jorge Mario Bergoglio (atual Papa Francisco) e possui vasta experiência pastoral, especialmente em comunidades vulneráveis.
Ele atuou como vigário na Paróquia Virgem dos Milagres de Caacupé, onde criou várias iniciativas de apoio a pessoas em situação de rua, dependentes químicos e populações marginalizadas, como a criação de abrigos, centros de tratamento e espaços de inclusão social e cultural. Além disso, foi responsável pela expansão da Família Grande Hogar de Cristo (FGHC), que cresceu de um centro comunitário para 250 em toda a Argentina, com projetos também no Paraguai e Uruguai.
Sua atuação se destacou no campo das dependências de drogas, com ênfase na abordagem comunitária para o tratamento e recuperação de usuários. Ele ajudou a desenvolver políticas públicas sobre dependências na cidade e província de Buenos Aires e na Sedronar. Além disso, organizou a área de abordagem pastoral e comunitária das dependências na Cáritas Nacional e coordenou a Pastoral Nacional de Adicções.
Desde 2018, o Padre Charly é consultor da CICAD (Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas da OEA), onde participou do desenvolvimento de um currículo de formação sobre dependências para organizações baseadas na fé. Ele também coordena a Pastoral Latino-americana de Acompanhamento e Prevenção de Dependências (PLAPA) no CELAM e a Rede de Comunidades Organizadas, ampliando seu trabalho de apoio e prevenção das adicções em toda a América Latina.